E-htl Dashboard - Website interno

O que é?

O dashboard E-HTL foi criado para exibir informações importantes para a companhia, para monitoramento de produção e ajuda na tomada de decisões.

A Necessidade

O sistema tem a capacidade de informar métricas de perfomance de equipe operacional, situação de servidores e instâncias Amazon, e alertas de erros, como falhas de conexão ou instâncias fora do ar.

Concorrentes

O conceito

O site precisava trazer as informações essencias para cada setor. Precisava ser claro, simples e adaptavel para qualquer tela (computador ou tela).

Para facilitar todo este processo, precisava contar com uma aplicação BFF, que conseguisse ler os dados de vários fontes e gerir todo este conteudo, para poder trazer conteudo de fácil manuseio pelo site e na hora certa.

O desenvolvimento

Este projeto foi feito em duas partes: um servidor, que recebe uma lista de endpoints de diversas API's, como listas de notícias RSS, previsão do tempo e cotações.

O servidor faz a leitura, processamento e envio destas informações para a outra parte do sistema, a página do Dashboard, que exibe os dados em painéis informativos ou em gráficos.

A transmissão dos dados é feita via socket, um meio de transmissão assíncronas de dados. Isto foi feito com auxílio da ferramenta Socket.IO.

Retrô

O projeto levou cerca de 3 meses para ficar pronto. Foi um desafio trazer as informações essencias para esta ferramenta, pois alguma fonte de dados poderia quebrar, como um RSS de um site de notícias. E tambem o dashboard precisava ser redundante, pois os sinais do Wifi poderiam cair a qualquer hora. Mas no geral, o resultado foi positivo.

Fonte